O programa Saúde em Movimento, do Governo do Estado, está realizando gratuitamente, até o dia 17/11/13, no centro de convenções, consultas, exames e cirurgias de catarata, para pessoas acima de 60 anos e alunos do Programa TOPA ( Todos pela Alfabetização).

A mobilização visa atender pacientes de Porto Seguro, Eunápolis, Guaratinga, Itabela. Itapebi, Itagimirim, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. São estimadas mais de 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias.

Para que esta grande mobilização da saúde seja possível, mais de 160 profissionais, oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros, auxiliares de consultório e pessoal de apoio atuarão em conjunto. As atividades contam com suporte das prefeituras.

O Programa Saúde em Movimento teve inicio em outubro de 2009, e até dezembro de 2012, em 54 etapas, realizou 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 Municípios dos 417 do Estado da Bahia.

Para ter acesso ao atendimento, o usuário deverá procurar a Unidade de Saúde de Porto Seguro para informações e agendamento, munido do Cartão SUS.

A estrutura do Programa conta com duas carretas de atendimento, uma para realização das cirurgias e outra para realização das consultas e exames oculares. São montadas também coberturas e toldos para abrigar os pacientes oferecendo conforto e segurança.